<$BlogRSDUrl$>

Friday, October 10, 2003

Estabilizar o déficit a 3%, ainda bem! 

A comissão europeia inventou uma regra de polegar para avaliar a política económica dos seus membros. Diz a regra que “não deve o governo gastar mais do que 3% do que tem”. Pretende-se assim, de uma forma simples, garantir que nenhum membro anda a governar à grande e à francesa e que se o fizer, pelo menos fá-lo apenas com quanto tem.

Uma vez que a regra é cega, até estúpida segundo alguns (se a Acapo sabe desta confusão põe-lhes um ecrã gigante à frente) ignora alguns detalhes talvez importantes. Por exemplo: Se determinado estado gastar mais do que tem, mas o gastar bem gasto, não vem daí grande mal ao mundo. Por isso é que os Franceses, arrogantemente, acham que eles podem gastar mais do que os tais 3% porque eles, arrogantemente acham que gastam bem o dinheiro. Ora, em Portugal, esta hipótese nem se põe. Nunca na vida o orçamento do estado foi bem gasto, porque raio é a oposição acha que pode ser candidata à presunção de que daqui para a frente vai investir em vez de gastar?

Simplificando. A oposição acha que, por serem alvo de uma regra cega, a União Europeia está a desconfiar da sua capacidade para gastar demais mas ajuizadamente. E têm toda a razão. A oposição andou tantos anos a gastar mal o dinheiro dos contribuintes, que ainda bem que há alguém para pôr um travão à coisa.

O meu governo sabe que as regras da União Europeia foi a melhor coisinha que nos aconteceu. Que uma população como a portuguesa governada por gente como os europeus foi testado com sucesso no Luxemburgo. Por isso a regra cega dos 3% de déficit é para cumprir.

Se está demonstrado que o estado português gasta mal o seu dinheiro, porque raio é que o governo havia de gastar mais do que tem?

Medidas do Primeiro Ministro para controlar o déficit:
- Acabar com a fuga fiscal.
- Redução da máquina do estado a metade do que é hoje.

Vote em mim - Reduzir a máquina do estado é uma tarefa urgente que tem de ser feita porque hoje não termos dinheiro para pagar a administração pública e como não temos esse dinheiro a adminstração pública não recebe logo não há moral para exigir resultados.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com