<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, November 11, 2003

Train à Petite Vitesse 

A oposição está a preparar uma proposta adicional para as ligações transfronteiriças via TGV. Além das outras 17 já anunciadas, a oposição tentou entrar em contacto com os nuestros patrones para propor uma ligação de TGV do Funchal a Tenerife. Segundo o porta-voz da oposição ”fazer riscos no mapa em terra é igualmente fácil sobre o mar”.

Felizmente o Governo sabe que uma linha de TGV só é útil se:
1) Os comboios andarem depressa - As propostas da oposição são para TPVs que se arrastam a menos de 200km/h a uma velocidade acessível a qualquer tunner e para a qual já pagámos a auto-estrada.
2) Os comboios forem cheios de gente que pagou o bilhete - Que se desenganem os habitantes das Berlengas que não será por lá que se fará o novo Entroncamento.
3) Não haja já grandes investimentos feitos em infraestruturas de transporte – Os pendulares custaram um balúrdio e continuam a andar a metade da velocidade que podem porque ainda nem sequer se endireitou a linha do norte.

Ora, com tantos condicionalismos, boa parte das linhas propostas pela oposição não são viáveis. Além do que fazer o TGV implica não fazer o aeroporto da Ota. Se os voos entre Lisboa, Porto e Madrid deixarem de ser necessários, o aeroporto da Portela é bem capaz de chegar para as encomendas.

Medidas do Primeiro Ministro para as os transportes públicos de alta velocidade:
- Cancelamento do plano de construir um novo aeroporto na Ota,
- Correr com os tropas de Figo Maduro e estender o terminal de passageiros e carga da Portela.
- Reconversão da base aérea do Montijo (ou Sintra) em mini-terminal para low cost carriers e charters.
- Construção da Linha TGV (com G grande) Lisboa, Madrid escolhendo o caminho mais plano.
- Fazer finalmente as obras na linha do norte para que o Pendular possa andar à velocidade para que foi comprado, extender o serviço a Vigo.

Mais explicações aqui .

Vote em mim – Obras públicas que são mesmo precisas em vez de riscos num mapa ou investimentos megalómanos.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com