<$BlogRSDUrl$>

Friday, January 23, 2004

Estará a Função pública a ser razoável ou a Oposição a acertar? 

Conscientes que são demasiados e um encargo para o país, os funcionários públicos resolveram (voluntariamente!) abdicar do seu salário e deixar o país desentupido para os outros trabalharem.

Finalmente! A oposição já tinha tentado de tudo: Contrato individual de trabalho, avaliação, promoção por desempenho, concursos, aumentos diferenciados, transferências, e por incrível que pareça, aqueles senhores feiosos dos sindicatos da função pública estão sempre contra. Ora porque o contrato individual pode ser revogado e o colectivo não, porque a avaliação pode ser injusta, porque o desempenho pode ser mal interpretado, porque os aumentos têm de ser iguais para todos, porque não se pode introduzir nem instabilidade nem insegurança.

Coitados! Então não se pode introduzir insegurança na administração pública? Então anda o resto do mundo a esfalfar-se, a correr riscos, a dedicar-se e trinta por uma linha e a função pública não pode ser perturbada? Pois o Primeiro Ministro sabe bem o que fazer à função pública. Dar-lhe concorrência.

Esse é o verdadeiro problema. Falta de concorrência, e quando há falta de concorrência as organizações (públicas ou privadas ou assim assim) tornam-se abusadoras, egoístas, perversas e preguiçosas. Independentemente do modelo de gestão que usem, todas as organizações sem rival são perversas. Então há que garantir a competição. Em todos os serviços do estado. Todos. O cidadão tem de poder escolher entre pelo menos dois fornecedores diferentes: Justiça, Educação, Saúde, o cidadão escolhe o cidadão recebe, o trabalhador faz.

Enquanto não houver concorrência, a greve serve perfeitamente. Não recebem os ordenados, que é bom para o déficit e a falta dos funcionários não se sente por aí além.

Vote em mim – Ou então vote contra, porque greve na função pública é do melhor para aqueles que trabalham. Sempre é dinheiro que se poupa.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com