<$BlogRSDUrl$>

Friday, May 14, 2004

O Governo recebeu uma proposta honesta: 

Ex Sr Ministro das Finanças,

Vou alterar a minha condição de funcionário público, passando à qualidade de empresa em nome individual (como os taxistas) ou de uma firma do tipo "Jumentos & Consultores Associados Lda"; em vez de vencimento passo a receber contra factura, emitida no fim de cada mês.

Ganha o Primeiro Ministro, ganho eu e o país que se lixe! Vejamos:

Ganha o Primeiro Ministro porque:
* Fica com um funcionário a menos e livra-se de um futuro pensionista.
* Poupa no que teria que pagar a uma empresa externa para avaliar o meu desempenho profissional.
* Ganha um trabalhador mais produtivo porque a iniciativa privada é, por definição, mais produtiva que o funcionalismo.
* Fica com menos um trabalhador que pode fazer greves e reinvidicações.
* E ainda dou uma contribuiçãozinha para a secção do partido da minha Freguesia.

E ganho eu porque:
* Deixo de pagar um balúrdio de impostos, pois passo a considerar o salário mínimo para efeitos fiscais e de segurança social.
* Vou comprar fraldas, champô, papel higiénico, Fairy, Skip e uma infinidade de outros produtos à Makro que me emite uma factura com a designação genérica de "artigos de limpeza", pelo que contam como custos para a empresa.
* Deixo de ter subsídio de almoço, mas todas as refeições passam a ser consideradas despesa da firma.
* Compro um BMW em leasing em nome da firma e lanço as facturas do combustível e de manutenção na contabilidade da firma.
* Promovo a senhora das limpezas a auxiliar de limpeza da firma.
* E, se no fim ainda tiver que pagar impostos não pago, porque três anos depois a senhora ministra adopta um perdão fiscal; nessa ocasião vou ao banco onde tinha depositado a quantia destinada a impostos fico com os juros e dou o resto à DGCI.

Mas ainda ganho mais:
* Em vez de pagar contribuições para a CNP faço aplicações financeiras e obtenho benefícios fiscais se é que ainda tenho IRS para pagar.
* Se tiver filhos na universidade eles terão isenção de propinas e direito à bolsa máxima (equivalente ao salário mínimo) e se morar longe da universidade ainda podem beneficiar de um subsídio adicional para alojamento; com essas quantias compro-lhes um carro que tal como o outro será adquirido em nome da firma.

Como se pode ver, só teria a ganhar e, afinal, em Portugal ter prejuízo é uma bênção de Deus! Assim dava gosto ser ultra liberal e eu até votava eternamente no Primeiro Ministro...



*************************

Caro eleitor ex-funcionário

Depois de estudar muito atentamente a sua proposta, informo-o que o Governo aceitou-a sem reservas e com efeito imediato.

A partir de agora pode beneficiar de toda a isenção fiscal de que se lembrar. Mas lembre-se também. O governo não sabe o que é que fazia antes, por isso a sua função foi considerada excedentária e não necessitamos mais dos seus serviços.

Desejo-lhe muito boa sorte nesta nova aventura de encontrar alguém que lhe queira pagar o trabalho que faz e merecer o dinheiro que recebe. Para si, no fisco, o governo vai ser só facilidades.

Atenciosamente
Plo Gabinete do Primeiro Ministro
(assinatura Ilegível)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com