<$BlogRSDUrl$>

Sunday, January 15, 2006

Lobby Dentada 

Depois da Selecção de Futebol sub21 ter extravasado a sua alegria nos sanitários, os responsáveis (da Federação) desculpabilizaram os jovens porque estes teriam sido mal recebidos. Simultaneamente, 3 taxistas foram sujeitos a termo de identidade e residência por roubarem às claras no aeroporto, os responsáveis (da Antral) desculpabilizaram os fogareiros porque roubar o turista é normal e até há outra gente que o faz. Se os responsáveis desculpabilizam deve ser porque também são culpados.

A oposição é corporativista. Acha que as partes são compostas por organizações choronas de lobby, que se limitam a “defender os seus interesses” e os “direitos adquiridos”. Seja a Ordem que não quer mais médicos. Sejam os sindicatos que querem aumentos de 5% para TODA a gente, independentemente se trabalham ou não. As corporações são organismos egoístas que agem como se não vivessem no meio das outras pessoas.

O Primeiro Ministro não aceita que em nome dos interesses de “classe” se abdique do mais elementar sentido de justiça. Se são responsáveis, então que sejam responsabilizados. Se representam para o bem, dão a cara para o mal.

Medidas do Primeiro Ministro para acabar com o corporativismo:
- As corporações são responsáveis pelo comportamento dos seus associados. Por exemplo: Se um médico é culpado de negligência, a ordem paga ou exonera-o. Se uma ponte cai a ordem dos engenheiros paga, ou encontra um culpado que cai. Se uma claque desfaz um autocarro, o clube paga, ou extingue a claque. Se um taxista rouba, a Antral paga, ou retira a licença. Se uma empresa contrata mão-de-obra infantil ou ilegal a AIP/AEP/etc paga a multa ou expulsa o associado.

Vote em mim – Para que as organizações lobbistas deixem de ser antros de interesses impunes. Passam a ser co-responsáveis pelos comportamentos dos seus associados.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com