<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, February 22, 2006

Nuclear Sim Obrigado, 

Infelizmente não existe nenhuma razão inteligente, nem uma pouco inteligente, ou mesmo até alguma já pouco razoável, para não fazer uma central nuclear em Portugal.

Pronto, é verdade, fica logo tudo em alvoroço, quais pers decapitados para a consoada, só com a ideia de fazer uma central nuclear, mas quem assim reage, faz favor de perceber uma coisa: é muito pouco esperto.

Todos os defensores do nuclear não defendem o nuclear, defendem antes que se estude o nuclear. E porquê? Porque sabem que qualquer estudo, qualquer raciocínio, qualquer reflexãozita passageira sobre o assunto chega sempre à mesma conclusão. Portugal deve fazer uma central nuclear. Antes é melhor do que depois.

Ora, se basta usar momentaneamente a caixa de eco de trás dos olhos para chegar à conclusão que Portugal devia ter uma central nuclear. Porque é que o assunto não se aborda directamente e porque é que há tantos opositores ao nuclear?

Por duas razões:
Primeiro, porque os opositores ao nuclear são como o Carvalho da Silva, sabem que o que defendem é completamente ignaro, mas se não defendessem isso não eram ninguém e tinham de arranjar um emprego honesto, coisa para o qual não estão minimamente capacitados.
Segundo, porque o assunto do nuclear é como as marquises, toda a gente é contra que se faça apesar de a querer ter uma para guardar uns desperdícios de móveis. Ou seja, nenhum governante com amor ao voto irá alguma vez mexer nesses ninhos de vespas e baratas que são as marquises.

Em conclusão, o assunto nuclear é puramente um assunto de relações públicas. Quem é minimamente inteligente para poder usar um sanitário consistentemente sozinho sabe que:
- Portugal tem falta de energia própria e gasta o que tem e que não tem a comprar petróleo aos ayatolas.
- Portugal consome menos energia do que todos os seus vizinhos, por isso não é possível baixar o consumo per capita.
- As energias alternativas só são relevantes se alcatifar-mos o País com painéis fotovoltaicos e se impuser a máxima “cada poste cada ventoinha”
- Portugal, por via dos espanhóis, já tem todas as desvantagens de uma central nuclear e nenhuma das vantagens.

Assim sendo, é tão óbvio que Portugal precisa de uma central nuclear, como é obvio que o assunto é apenas uma batalha de relações públicas, como é também óbvio que votar em mim é melhor do que votar nos outros.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com