<$BlogRSDUrl$>

Saturday, March 11, 2006

Lojas Saudade 

O estado é uma organização reconhecida por persistir em ideias ultrapassadas e sustentar inúteis acabados. Mas mesmo para os padrões arcaicos do estado, dentro do estado existe uma organização que desafia a lógica.

Essa organização é o Ministério dos Negócios Estrangeiros mais a sua rede chupista de embaixadas, consulados e adidos espalhados pelo mundo a fazer já nem eles sabem bem o quê.

Antigamente, as embaixadas, eram importantes pontos de contacto e representação dos interesses nacionais junto dos governos amigos (e por vezes dos inimigos), mas isso foi antes de inventarem o telefone. Pois foi, desde que o telefone se tornou uma coisa vulgar, à cerca de 100 ano atrás, as embaixadas deixaram de ter qualquer utilidade. Ou será que alguém acredita que quando o W.Bush quis ir brincar aos cóbois para o Iraque a embaixada portuguesa serviu para alguma coisa? Mesmo que a decisão tenha sido tomada nos Açores e sobre um belíssimo café servido pelo infatigável barroso, a embaixada não serviu para nada. Estas coisas tratam-se directamente, com as pessoas envolvidas e não através de um qualquer lacaio funcionário público.

A inutilidade do aparelho diplomático é tão evidente que, quando ele é preciso, consegue não estar por perto. Foi o caso do embaixador português na Tailândia que, 3 semanas depois do tsunami, ainda estava de férias. Férias do quê, pode se perguntar.

É que neste mundo globalizado, a queda das fronteiras e a Internet (estas invenções mas recentes é verdade) deitaram por terra a ultima utilidade das embaixadas, quer era passar vistos (ou melhor para não os passar, que os vistos servem precisamente para evitar que as pessoas entrem). Agora, não passar um visto (curioso como o objectivo dos diplomatas é sempre algo que não devem fazer), dizia-se, passar um visto pode ser feito pela Internet, com uma poupança de recursos bem interessante.

Se mais exemplos fossem precisos, talvez não fosse de desdenhar que Portugal tem em Copenhaga 5 funcionários para uma comunidade local que não ultrapassa as duas dúzias de pessoas e numa cidade onde os tugas nem precisam de passaporte, pagam com euros e nem sequer existe onde se possa assistir a um BenficaxSporting pela televisão.

Estando demonstrado que o aparelho diplomático não passa de uma gigante chulice instituída, o Primeiro Ministro vai acabar com a mama. Para tal, todas as embaixadas e consulados serão convertidos em lojas de produtos portugueses. Em vez de servirem para albergar deputadas fatigadas como adidas culturais. (não é possível ser mais irónico com este detalhe) as embaixadas e os consulados serão transformados em “Lojas Saudade” onde se pode comprar SGs e Sagres, vinho do Dão, reservar bilhetes na TAP e marcar férias nas Pousadas, ou comer bacalhau. Os diplomatas, seriam todos despedidos e substituídos por afáveis e fluentes empregados de hotelaria que tratarão de marcar férias em Portugal e de vender segundas habitações neste pacifico rectângulo à beira mar plantado.

Quem sabe, se as Lojas Saudade até se tornam um bom negócio, lucrativo. Mas nem precisam, só com esta pequena mudança, eliminava-se o deficit orçamental.

Vote em mim – A não ser que pertença ao corpo diplomático, corre o risco de ter de encontrar um emprego honesto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com