<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, February 23, 2005

A má saúde das contas é causada pelas más contas na saúde 

As listas de espera da saúde estão a ser resolvidas com oferta de cheques-cirurgia. No entanto esses cheques são em média 40% mais baratos do que o preço de referencia que custa o mesmo procedimento num hospital público.

Explicando. Os hospitais públicos têm um custo de referencia para determinadas coisas. Apesar de receberem esse dinheiro dos nossos impostos conseguem ter prejuízo. Ao mesmo tempo os privados fazem o mesmo procedimento com 2/3 do dinheiro.

Mais simples ainda: Se precisarem tirar um apêndice ou algo assim, no SNS isso custa 100 em preço de tabela, mas os hospitais públicos não se governam com esses 100 e chegam ao fim do ano atascados de prejuízo. Mas curiosamente, no âmbito do programa das listas de espera, os hopitais privados tratam do apêndice por apenas 65.

Não é preciso mais explicações. O SNS desperdiça o nosso dinheiro e de cada vez que se fala em proteger a saúde, estão a falar da saúde daquela gentalha toda que para lá anda e já não anda habituada a trabalhar.

Claro que o Primeiro-Ministro vai privatizar TODO o sistema de saúde e atribuir a cada português um “seguro de saúde básico” para que ele possa usufruir de cuidados como deve de ser.
Afinal os 5% do PIB (que custa o SNS) são mais do que suficientes para uma saúde como deve de ser.

Vote em mim – O país precisa de gente responsável pelo dinheiro que recebe ao fim do mês.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com