<$BlogRSDUrl$>

Sunday, October 16, 2005

A droga para quem dela precisa 

Portugal tem a taxa de toxicodependentes mais elevada da Europa. E a crescer. Os toxicodependentes precisam de umas dezenas de contos por dia para alimentar o vicio. O negócio da droga é tão rentável que até estranha que não ande mais gente a vender. Os viciados alimentam o vicio com uma percentagem monstra do crime, insegurança, problemas de saúde, sida, hepatite, prisões, etc.

A oposição acha que perseguir os traficantes que não são amigos e empurrar os drogados de bairro em bairro esconde o problema da vista dos inocentes.

O meu governo sabe que uma medida unilateral de Portugal traria para cá todos os drogadictos da vizinhança, e que enquanto a hipocrisia mundial da droga dominar mais vale ser pragmático.

O Primeiro- Ministro propõe a constituição de um estatuto de “doente de alto risco” para os toxicodependentes comprovados. Esses, teriam acesso junto do sistema de saúde a droga dura e pura para alimentar o vício. O governo venderia essa droga a preço de custo (no Afeganistão o ópio sai ao preço da chuva) poupando ao país as loucas margens que cobra a distribuição e poupando os restantes cidadãos ao esforço de alimentar o trafico via o crime.

Vote em mim – A força do trafico de droga está nos cerca de 100mil toxicodependentes que há em Portugal e que ali investem fortunas vindas do roubo, da prostituição e afins. Se se tirar do mercado os indivíduos que consomem as grandes quantidades a criminalidade reduz-se dramaticamente. Afinal não foi a proibição que impediu os drogados de se viciarem.

Monday, October 10, 2005

Preservar a saúde 

Convém esclarecer um conceito que tem sido mal entendido: Preservar a saúde, significa evitar que os eleitores fiquem doentes, não tem nada a ver com preservar os interesses monopolistas dos profissionais da saúde.
Esta diferença é de facto subtil para a oposição, por isso é que o governo herdou uma déficit no SNS do tamanho do orçamento de estado de um país médio...esse mesmo.

De acordo com a oposição, preservar a saúde implica:
- Garantir o pleno emprego dos médicos, mesmo daqueles que cobram 15 contos para, em 15 minutos dizer "humpfr" e rabiscar "humpfr" na receita.
- Eliminar a concorrência às farmácias permitindo que um alvará chegue a custar 500.000€ (é verdade, vejam lá como está bom o negócio que dá para esta especulação... e quem paga? O contribuinte claro).
- Usar exclusivamente remédios de marca, puro premium. Que os portugueses, quando é para medicar é só de Luis Vitton para cima!
- Deixar a gestão dos hospitais e afins sem responsáveis que é para que os Portugueses gastem mais dinheiro em saúde do que qualquer outro pais da Europa (mesmo os Gregos).
- Obrigar o eleitor a pagar as ineficiência sem beneficiar nada. Garantindo que só os ricos têm acesso a cuidados de saúde porque são os que pagam duas vezes (seguro pessoal + SNS).

Enfim, a única coisa que está preservada é a mama do sistema de saúde onde todas (sim todas) as partes abusam do poder.

Medidas do primeiro ministro:
- Liberalizar o ensino da medicina – Ainda hoje a Ordem dos médicos (organização corporativista que será extinta) se queixou que as novas 300 vagas podem perigar “a qualidade da formação”. Se em Portugal há falta de médicos, e se há mais médicos a reformar-se do que a formar-se, então o ensino da saúde é mau e não há nada a preservar. A Ordem prefere ter meio automóvel estampado a um que ande só porque é de uma classe diferente.
- Liberalizar a venda dos remédios. Como em Inglaterra.
- Genéricos à força - Prescrição e Financiamento apenas por princípio activo. Se os outros ingredientes não são activos então porque é que hão de ser importantes? Será que os médicos, tão bem formados, não sabem prescrever os princípios activos e respectivas excepções?
- “Cheque saúde” –Houve até um cromo que ganhou um Nobel por causa disto, que mais há a dizer!

Vote em mim – Entre gastar na saúde ou gastar na educação, a educação é melhor para o páis. Por isso, há que poupar na saúde, acabando com a preservação do buraco.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com